sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Rubem Alves, outra vez!



Como sabem da minha admiração pelo Rubem Alves, me fizeram chegar um convite para mais uma palestra do poeta. Foi hoje, pela manhã, para um grande público de educadores.
Como sempre foi bom ouvir sua voz, seus comentários compartimentados, sua completa falta de receio de desagradar. Confesso que gostaria muito de ouvir um tema completo, com começo, meio e fim. Mas pelo que estou percebendo, o que vem dele, já está escrito. Ele já deixou sua herança nas dezenas de livros, centenas de artigos, um sem número de aulas por esse mundo.
Hoje ele falou dos pensamentos perturbadores... aliás dos benditos pensamentos perturbadores. Aqueles que nos convocam à liberdade, que nos fazem voar, criar, transformar, sair dos marasmos, das mesmices.
Fez várias comparações, amaldiçoou a grade-curricular, criticou os professores por não saberem ler, isso mesmo, por não saberem ler. Mas também lembrou que as reformas na educação devem acontecer pelas mãos dos mestres.
Mais que o conteúdo, valor muito pela presença.

Um bom final de semana a todos!

Um comentário:

  1. padrinho!!!!!!!!!! Demorei mas entrei... e confesso que nao me surpreendi com seu blog, ja sabia o que eu iria encontrar... tudo com tanto bom gosto, beleza, simplicidade e verdade, enfim, tudo o que quem te conhece espera de vc!
    Parabens meu amigo, professor, padrinho, idolo, etc, etc,etc... Obrigada por fazer parte da minha historia... Ana Paula

    ResponderExcluir