segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Basta, Berlusconi!

Nunca pensei que a queda desse ditador fosse como um presente de aniversário para alguém. Mas foi. Clara, minha amiga italiana fez aniversário na última semana e, de regalo, ganhou o pedido de demissão do homem que marcou a Itália nas últimas duas décadas.
Felizmente a crise sempre tem um aspecto positivo não só para um indivíduo mas também para uma nação. Tantos crimes e excessos não foram suficientes para derrubar Berlusconi, mas a crise econômica europeia sim.
Incrível como um ditador consegue permanecer no poder por tanto tempo sem que haja algum mecanismo capaz de impedir. Isso envergonha qualquer país cujo povo escolheu a democracia como forma de poder.
Certamente a Itália não será a mesma depois de Silvio, será melhor.
Aí está outro fator positivo que a História nos ajuda a enxergar: a interpretação dos fatos. Quem viveu sob o poder de Pinochet, Saddam Husseim, Hugo Chavez, Berlusconi e outros tantos, sabe muito bem o que não quer.
Em breve Silvio Berlusconi será um nome do passado. Em seu lugar tantos nomes até então anônimos serão conhecidos pelo mundo todo, e que darão orgulho aos italianos.
Então um brinde à Clara e à Vida Nova na Itália!

Nenhum comentário:

Postar um comentário