quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Thor e Belle

Eu sabia que estava chegando a hora...
Aliás, eu até pedi que essa hora não demorasse. Ver um velho amigo sofrer faz sofrer...
Mas o pedido sempre foi acompanhado de gratidão. Como foi bom viver em sua companhia!!!
Cachorro forte, corajoso, honrava seu nome: Thor!!!
Mas por trás desse pequeno trovão também habitava um animal tímido, frágil, que não gostava nada da solidão... Mesmo ceifado de boa parte dos sentidos, sabia se orientar para locais estratégicos: o quarto da minha mãe, onde dormia; perto da pia ou do fogão, enquanto ela cozinhava; ou no tapete da sala, também ao lado dela. 
Os últimos anos não foram fáceis para ele. Com a saúde debilitada, necessitava de muitos cuidados. Já não tinha aquele vigor, mas sua dignidade foi garantida pelo essencial que vale para todo mundo e que brota do coração, o amor. 
Perdeu sua companheira de todas as horas em novembro do ano passado. Depois disso, foi entregando os pontos devagar.
Ontem, quando teve convulsões, ofereci minhas mãos e braços numa tentativa de lhe garantir alívio. Aquele abraço forte, apertado, prolongado foi para dizer que ele nunca esteve sozinho, nem nessa hora mais difícil.
Nessa tarde chegou ao fim sua missão de cão companheiro. Foi descansar onde todos seus companheiros descansam... no Campo Alegre, bem perto de rosas bonitas e cheirosas chamadas Kika, Amendoim, Rany e Belle.  Mas não vai ter planta nova em sua homenagem. Sem imaginar, eu já tinha plantado há anos um pau-brasil legítimo, que nesses dias está florescendo. É sob sua sombra que descansará esse guerreiro.
Obrigado, Thor!!! 

E a Belle...

Uma cachorrinha tão linda e educada como a Belle, só podia ter esse nome. 
Não tive condições de escrever quando ela foi morar no jardim, pois foi muito difícil. Parecia que sua força seria sempre suficiente para superar tudo. Mas não foi assim. Não é assim para ninguém. Em algum momento devemos mudar para algum jardim. No caso deles, vão de mala e cuia para o Campo Alegre. E ali continuam fazendo parte da linda natureza criada por Deus. 
Ela também foi companheira de todas as horas, principalmente da minha irmã. Incrível como  viviam em sintonia... ela podia perceber que a Sandra estava chegando mesmo quando ainda estava a quilômetros de distância... dormia ao lado de sua cama, a seguia até o banheiro e ficava de prontidão aguardando seu retorno, quando saia. E foi em suas mãos que respirou pela última vez.  Thor sempre foi seu eterno namorado. Todas as manhãs ela ia chegando perto, encostava e não se arredava enquanto ele não a lambia toda. 
Desde novembro ela foi morar no jardim e aguardava ansiosa a chegada de seu companheiro.

Por fim, não podia deixar de falar das cuidadoras desses dois amigos, Selma e Sandra.
Com elas, eles sabiam que estavam sempre em boas mãos. Noites e noites acordando para limpar sujeiras de cachorros dodóis... comida na hora certa, abrindo mão de passeios e viagens para não deixá-los sozinhos. Sem falar no carro da Sandra sempre com cheiro forte do Thor, e os tapetes de casa sempre molhados de xixi, mau hábito pelo ar... nada disso foi suficiente para desanimá-las. Quatro guerreiros, cada um da sua maneira. Com a partida de dois deles, as que ficaram merecem descanso e uma vida feliz. Que coração grande e generoso dessas duas!
Parabéns, Sandra e Selma!
Obrigado, Belle e Thor! Floresçam no jardim que agora é sua casa!!!!
Com as saudades de sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário