domingo, 18 de março de 2012

Depois de uma noite de chuva, um dia ensolarado.

Assim amanheceu o Campo Alegre, com os raios de sol querendo invadir todos os cantos.
Me fez lembrar que na luta pela vida enfrentamos diversos obstáculos. Alguns deles com a sensação de serem intransponíveis. É como uma noite escura e de tempestades. Parece que nunca vai passar.
Nos últimos dias vários amigos têm enfrentado dificuldades. Desde doença na família, questões profissionais e perdas das mais diversas.
Uma amiga está com sua avó numa clínica para idosos. E apesar dela não estar mais consciente por conta da doença, a família sofre muito por assistir a tudo isso sem poder fazer nada. É uma sensação de impotência muito grande. Bom seria se todos os idosos pudessem colher coisas boas na velhice e despedissem dessa vida com naturalidade, como se mergulhassem num sono bom, prazeroso e profundo.
E a pergunta de sempre reaparece: porque tudo isso? A resposta nem sempre vem... Uma coisa é certa: ninguém merece sofrer. Sofrimento é condição inerente ao ser humano.
O positivo é que quando passamos por dificuldades, perdas e sofrimentos em geral, temos de novo a chance de refletirmos sobre o que realmente é essencial. Quando isso acontece a gente recupera o rumo.
Aí a dor passa a ter algum sentido, principalmente o de ajudar a redescobrir a importância da vida.
Mas quem está dentro do sofrimento muitas vezes fica impedido de ver a luz. Nessas horas os amigos têm a missão de contribuir com carinho, atenção, e, muitas vezes, colo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário