quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Falando sério

“Ex-deputado é condenado a 103 anos de prisão por morte da deputada em Alagoas”

Isso todo mundo já sabe, pois foi noticiado hoje.
Mas queria escrever sobre uma questão que envolve o cumprimento da pena, que não acho muito justa.
Porque uma pessoa com curso superior deve ter regalia ao ir para a prisão? Realizar curso superior significa que o indivíduo no mínimo teve discernimento e condições para escolher e progredir intelectualmente. Isso na sociedade faz muita diferença.
Mas o estudo não garante que uma pessoa seja boa, ética, honesta, solidária. Ou seja, quando se trata de valores, o estudo não chega a fazer diferença já que tem muita gente analfabeta com muito mais integridade, sabedoria e bondade.
Agora vamos descer da mesa para analisarmos sob uma outra ótica. Falo assim porque a visão óbvia, aquela estampada sobre a mesa, nem sempre é a mais completa. Descer da mesa significa assumir a realidade, as coisas como elas são. Porque pessoas que cometem as mesmas atrocidades, os mesmos crimes, devem ter tratamento diferenciado? Para mim o conhecimento deveria trazer ainda mais condições do indivíduo ser responsável pelos seus atos. E se assim não fosse precisaria de uma punição maior, e não mais branda como é o caso. Nada de cela especial.
Vale lembrar que sou contra pena de morte, maus tratos, prisão perpétua etc etc.
E mais:  sou favorável a um dos objetivos da pena: a recuperação do indivíduo para o convívio social. Isso é responsabilidade de todos, ninguém escapa.
Agora cela especial para quem estudou mais, não!
E a pessoa que teve que escolher entre estudar e trabalhar para sustentar a família?

Nenhum comentário:

Postar um comentário